Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

terça-feira, 1 de abril de 2014

Mizuno 21k

Estou me preparando para os 21k da Mizuno, dia 11/05.

Depois de um início e meio de verão nos quais tive muita dificuldade de treinar mais forte, tenho evoluído bastante nas últimas semanas. Estou treinando três vezes na semana, e fazendo reforço muscular outras duas. Os treinos são uma adaptação do Ironguides ao meu organismo, que já sei mais ou menos como funciona depois desse tempo todo correndo.

O primeiro treino da semana é de velocidade, no qual não faço como o ironguides recomenda, com tiros muito curtos (20") de velocidade total. Faço 1' forte por 1' fraco, na esteira. No momento a parte forte está indo de 14 km/h a 15,5 km/h, enquanto a parte fraca fica em 8 km/h. No total contando aquecimento o treino fica em 45 minutos. Os tiros curtos me forçam muito a coluna e prefiro evitar para não ter problemas maiores tanto durante o ciclo de treinamento quanto mais para a frente.

O segundo é de ritmo, também feito na esteira, no qual alterno 1' relativamente forte por 20" lento, em um treino mais longo. Atualmente está na faixa de 1h10'. Nesse caso o forte tem estado na faixa de 12.5 km/h, enquanto o lento fica em 8.3 km/h.

O último treino é um longão na rua, no fim de semana. Também não dou os tiros que o ironguides recomenda. Faço o tradicional. O último foi de 15k, em 1h30', ou 6'/km. Tenho feito esse treino em volta do maracanã.

Nunca faço o desaquecimento aconselhado pelo Ironguides. Já li muitas pesquisas a respeito e já me parece quase consenso na academia a inutilidade dessa prática.

Nesse meio tempo tenho me alimentado bem melhor e estou perdendo a gordura acumulada. A batalha é contra o relógio, pois a prova é em 40 dias e ainda tenho uns 4 quilos para perder. Creio que isso, tanto quanto os treinos, daria uma condição melhor de buscar um bom tempo. Por hora, pelo tempo que falta até a prova, diria que dificilmente terei condição de buscar um recorde pessoal, atualmente na casa de 1h49'. Está me parecendo mais prova para fazer entre 1h52' e 1h55', mas vamos ver como as coisas evoluem.

6 comentários:

  1. Bom retorno meu amigo! Também participaremos desta prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Que bom, vamos marcar de nos encontrar!
      bjs
      Sergio

      Excluir
  2. Grande Sergio ., segue na fé que vai dá tudo certo ., mas cuidado com os exagero ok .
    Valeu bons treinos
    Romildo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sérgio? Lembra de mim?
    Sheyla (Baleias), cunhada da Elis.
    Passei aqui só pra dizer que também vou fazer a Mizuno.
    Bons treinos e até lá!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheyla, desculpe pela demora. Só agora vi seu comentário... que bom! bons treinos e boa prova para você. Espero que nos vejamos. E a Elis? cadê ela?
      abs
      Sergio

      Excluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...