Maratona de Berlim 2013

Maratona de Berlim 2013

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Corrida por frequência cardíaca e esforço

Até então eu vinha fazendo meus treinos durante a semana na esteira, o que permite controlar a velocidade e o tempo de cada esforço. Era basicamente um treino de ritmo, fazendo 6 séries longas de 3'45" em uma velocidade maior (5'/km), com 1'15" a uma velocidade baixa, além de aquecimento e desaquecimento. Esses treinos eram completados por um treino longo no domingo.

Esta semana, entrentanto, iniciei uma nova fase, passando a fazer os treinos semanais também na rua. A ideia é fazer um de ritmo, parecido com o da esteira, e um mais forte, com intervalos mais intensos e curtos. Hoje foi o dia desse treino. Fiz 11 séries de 2 minutos fortes, alternando com 1 fraco. Foi sensacional! Como não tenho GPS, corri apenas pela sensação de esforço e frequência cardíaca medida pelo frequencímetro, sem saber a velocidade que estava alcançando. Consegui atingir uma frequência cardíaca bem forte, e o treino foi mais intenso do que vinha sendo na esteira, o que era minha intenção. Sempre achei que fazer um treino intervalado desses na rua era chato, mas, pelo contrário, foi muito bom!

A lamentar apenas o fato de não estar sendo possível dar a volta no Maracanã, onde fui correr, pois está em obras para a Copa do Mundo. Assim, estamos tendo que dar uma volta maior, passando em um local com piso bem irregular. Ainda bem que é uma parte pequena. Eu só espero que as obras ali não fechem a ciclovia de vez (alô autoridades!).

Estou sentindo bastante a garganta, desde ontem. Espero que melhore a tempo do longão de domingo, quando pretendo, pela primeira vez, ultrapassar os 12k.

2 comentários:

  1. Boa dia, estou começando no mundo da corrida agora, fiz uma cirurgia bariatrica a apenas 6 meses, a 2 meses comecei a correr com todos os cuidados médicos necessario tenho como méta pessoal participar de uma corrida de 10 kl até o fim deste ano quando completo 1 ano de cirurgia, ontem consegui a marca de 5 kilometros sem grande esforço, parece pouco mais pra quem perdeu 45 kilos é uma vitoria muito grande, estou me tornando um viaciado em corrida, mais vou devagar mantendo o controle dos batimentos no monitor em 160bp na média, vou começar a seguir seu blog também entre outros que estou seguindo, um abraço e sucesso em realizar sua meta um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,
    sua conquista não parece pouco, para mim parece grande demais. Perder 45 kg e entrar no mundo das corridas é uma mudança boa demais na sua vida. Vá devagar, para não se machucar. Procure correr com passadas bem curtas, para reduzir o impacto nas articulações. Você vai conseguir completar os 10k! Estou torcendo por você! não deixe de dar uma passada para dizer como está indo...
    grande abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir

Tenho um enorme carinho pelos que comentam por aqui e procuro responder a 100% dos comentários, aqui na própria seção. Vamos lá, diga aí embaixo o que achou ou qualquer coisa relacionada às corridas...